Quase metade dos brasileiros sentem aumento de preço no mercado e nas contas

Nos últimos 12 meses, o país tem sofrido um quadro de aceleração da inflação

rawpixel

Segundo pesquisa do PoderData, quase metade dos brasileiro (49%) acreditam que os preços das compras no mercado e das contas em geral “aumentaram” nas últimas semanas. Apenas 18% dizem ter havido uma queda nos custos, no mesmo período. A pesquisa foi realizada entre 27 a 29 de julho de 2024. Um quarto dos entrevistados (24%) acreditam que os preços não sofreram alteração.

Nos últimos 12 meses, o país tem sofrido um quadro de aceleração da inflação. A prévia da inflação oficial (IPCA-15, indicador do IBGE) atingiu 4,45% em julho, aproximando-se perigosamente do teto de tolerância de 4,50%. A alta nos preços do mercado e das contas é explicado por esse aumento da inflação dos últimos tempos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 27 a 29 de julho de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 202 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Sair da versão mobile