A Schneider Electric, líder em transformação digital da energia e automação, foi diplomada com Moção de Louvor da Câmara Municipal de Blumenau (SC) em reconhecimento à conquista do selo de “Fábrica Zero CO₂” da unidade industrial localizada no município. A homenagem oficial destaca o exemplo de responsabilidade socioambiental da empresa e reforça o papel da planta como referência nacional e global em descarbonização da indústria.
Em operação há mais de 50 anos, a unidade de Blumenau é classificada como uma smart factory devido ao seu alto grau de digitalização, à excelência operacional e ao compromisso com práticas sustentáveis. Desde 2021, toda a energia elétrica utilizada na fábrica é proveniente de fontes 100% renováveis e, no final de 2024, a planta concluiu a transição para processos totalmente eletrificados. Somado ao uso de tecnologias digitais para uma energia mais eficiente, inteligente e sustentável, foi qualificada com o selo “Zero CO₂” pela companhia.
“Receber essa moção é um orgulho para a Schneider Electric. A qualificação da unidade de Blumenau como fábrica Zero CO₂, alcançada cinco anos antes do previsto, é resultado de um plano ambicioso de transformação industrial com tecnologia de ponta e muita dedicação de nossas equipes. E reforça o compromisso real da Schneider Electric com a inovação e o desenvolvimento sustentável”, afirma Guilherme Marcondes, Diretor da Unidade da Schneider Electric em Blumenau.
A fábrica é responsável pela produção de equipamentos de distribuição elétrica de baixa e média tensão, digitais e ecoeficientes, abastecendo mercados eletrointensivos no Brasil, América Latina e em outros países. A unidade também abriga um centro de engenharia e integração de subestações modulares para atender a região sul-americana.
Recentemente, a empresa divulgou seus avanços no programa Schneider Sustainability Impact (SSI), que monitora as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa globalmente. No segundo trimestre de 2025, o índice atingiu 8,06 de 10 pontos, destacando progressos em descarbonização da cadeia de suprimentos, no programa de acesso à energia, trabalho decente e capacitação de jovens. A empresa já ajudou seus clientes a evitarem a emissão de 734 milhões de toneladas de CO² desde 2018.