SDE incentiva cadeia do hidrogênio para acelerar a transição energética em SP

Uso de fontes como a biomassa de cana-de-açúcar pode fazer do Estado referência internacional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria, quer incentivar o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio de baixo de carbono. O objetivo é acelerar a transição energética nos municípios paulistas por meio da conscientização de pessoas, empresas e governos, além do suporte à iniciativa privada, ao poder público e ao terceiro setor em projetos voltados para o uso do hidrogênio.

O tema foi discutido na última semana, durante o Hydrogen Dialogue Latin America, congresso sobre hidrogênio de baixo carbono organizado por lideranças do Brasil e da Alemanha e que reuniu dezenas de especialistas, em São Paulo. “O protagonismo do Estado na produção de cana de açúcar, cuja biomassa é matéria-prima para o hidrogênio, pode fazer de São Paulo referência mundial em transição energética”, destacou o especialista em Transição Energética da InvestSP, Davi Lopes.

Alinhada às trilhas de desenvolvimento do Governo de São Paulo, que incluem frentes como descarbonização, transição energética e economia circular, a InvestSP tem atuado em projetos e ações para apoiar o poder público na definição de políticas para neutralizar as emissões de carbono até 2050, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (SEMIL). Ela também oferece suporte a empresas de diversos segmentos na elaboração de projetos de transição energética em unidades e processos.

“Os setores público e privado têm buscado uma economia mais limpa e sustentável. Queremos incentivar o debate, identificar gargalos e oportunidades e contribuir, com apoio técnico, para que os dois sejam parceiros estratégicos na busca por resultados melhores e mais rápidos”, completa o especialista da InvestSP.

Além do trabalho desenvolvido no Brasil, a agência conta com um escritório na Alemanha, um dos países que lideram os esforços pela transição energética no mundo. Por isso, uma recente missão internacional, liderada pelo secretário Jorge Lima; com a participação do diretor de Projetos e Investimentos da InvestSP, Thiago Camargo; e do chefe do escritório na Europa, Fernando Fritz; percorreu o país e promoveu visitações técnicas e reuniões aos principais projetos e grupos empresariais da Alemanha e Baviera.

Sair da versão mobile