Startup lança inteligência artificial que agenda exames e vacinas

Com expectativa de impactar um milhão de usuários até 2025, Benvo tem como missão usar tecnologia para aprimorar serviços de saúde no Brasil

A Benvo, startup de impacto social para o setor de saúde, tem como missão transformar a relação entre pacientes, clínicas e laboratórios. Lançado no último mês, o marketplace conversacional da empresa surgiu para facilitar o agendamento de exames e vacinas com uma inteligência artificial (IA) integrada ao WhatsApp.

Por meio de um simples número de contato, pacientes podem acionar o robô, enviar o pedido dos procedimentos que devem realizar e, em questão de segundos, o sistema da Benvo se encarrega do agendamento automático do usuário, disponibilizando os valores das consultas e as cotações. Seja particular ou por convênio, a startup permite um atendimento prático e eficiente para o dia a dia dos brasileiros, sem dores de cabeça, conflitos de comunicação ou custos adicionais.

Para Derick Bezerra, CEO e fundador da empresa, a área da saúde, ao contrário de outros setores, ainda não aproveitou plenamente a tecnologia como uma aliada. “A saúde é um mercado vasto, mas ainda carente de recursos que podem economizar tempo para a população. Por exemplo, no setor financeiro, foi criado o Magie, um chatbot que integra o PIX ao WhatsApp para facilitar pagamentos. o objetivo de transformar essa realidade, oferecendo um atendimento que encoraje mais pessoas a cuidarem de sua saúde, evitando longas esperas em um setor extremamente sobrecarregado.”

A escolha do WhatsApp para fomentar o mecanismo da Benvo não foi por acaso. No Brasil, mais de 169 milhões de pessoas utilizam o aplicativo como meio de comunicação, sendo este o maior e o mais acessível canal de distribuição. O uso popularizado do app, somado às decisões de compra dos consumidores, foram fatores essenciais para que a startup desenvolvesse a IA.

Com a nova solução, a Benvo pretende alcançar mais de um milhão de usuários até 2025. Apesar de médicos, clínicas e laboratórios terem uma participação indireta no recurso, todos também recebem benefícios significativos ao direcionar os pacientes ao chatbot da startup, incluindo redução de custos com central de atendimento, agilidade na marcação de consultas e melhora nos índices de satisfação e comunicação.

“Temos como objetivo impactar outras regiões do Brasil e estabelecer parcerias com grandes laboratórios, redes de farmácia e corretoras de saúde para ampliar a experiência dos pacientes e reduzir custos para prestadores de serviços. Por isso, a nossa espécie de ‘concierge do WhatsApp’ vem para garantir que os pacientes tenham controle total sobre o bem-estar com apenas algumas mensagens, mostrando que é possível unir tecnologia e cuidado de forma acessível para todos”, finaliza o CEO.

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