A startup é curitibana e nasceu no HIPE Innovation Center, um Centro de inovações para o Varejo localizado no coração do Vale do Pinhão. Apenas com a ideia no papel, eles procuraram o HIPE para colocar o plano em prática, entraram para o programa de pré-incubação, receberam investimento e continuam no programa de aceleração.
“Eles começaram do zero aqui, estão evoluindo a tecnologia de maneira única e têm um potencial enorme em um setor que está em franca expansão e ainda com poucas soluções tecnológicas”, afirma o COO do HIPE, Ricardo Pontes.
A Zoop ganha ainda mais relevância em um cenário em que o Brasil possui uma população de mais de 145 milhões de animais de estimação, sendo que 65% dos tutores não apenas consideram seus pets como membros da família, mas os tratam como verdadeiros filhos.
Segundo um dos sócios e CEO, Jean Carlos Zanco, essa busca por algo personalizado reflete neste crescimento em tão pouco tempo, já que a plataforma funciona com base nas características e especificidades de cada pet, fazendo com que cada um tenha uma experiência 100% personalizada na contratação de serviços em qualquer loja parceira.
“Nossa habilidade em entender as características e necessidades únicas de cada pet se traduz em experiências memoráveis. Por exemplo, nosso aplicativo identifica pets que tenham vivenciado traumas e que possuem um comportamento assustado ou agitado para ajustar automaticamente o atendimento”, explica Zanco.
Ele acrescenta que o aplicativo utiliza uma inteligência de agenda que organiza os agendamentos levando em consideração todas as especificidades de cada pet, o que permite à loja melhorar o desempenho e a personalização nos atendimentos.
A Zoop também possibilita que o tutor acompanhe em tempo real cada serviço contratado, verificando o status do atendimento, o profissional que está atendendo, receber avisos, comentários, lembretes e até fotos, ficando com um histórico detalhado de cada atendimento.
Lançamentos no app
Visando o crescimento da startup, a Zoop está prestes a lançar uma versão com novas funcionalidades, como o CRM inteligente, integrações com soluções parceiras, funcionalidade de assinatura de serviços e rotinas de interações com os clientes das lojas via app.
Outra novidade é a carteira de vacina digital inteligente, que a partir das informações do pet cadastrado, já mostra as vacinas obrigatórias, as necessárias, bem como suas doses e quais as doenças que elas previnem, além de auxiliar nas programações das aplicações, fazendo esse monitoramento das vacinas de maneira mais prática.
Hoje, a Zoop conta com aproximadamente 20 mil pets cadastrados no aplicativo, 13 mil tutores, mais de 150 profissionais parceiros e está presente em 10 estados, inclusive com interesses de profissionais e lojas de outros países, como Uruguai, Portugal, Estados Unidos e Romênia. Desde que iniciou suas atividades, já concluiu mais de 60 mil agendamentos e movimentou mais de R$ 4 milhões pela plataforma.
A Zoop atingirá o Breakeven nos próximos meses, momento em que toda a receita e os investimentos recebidos ficarão concentrados em melhorias do produto, que contemplam a implantação de novas tecnologias internas pensando na evolução da personalização dos atendimentos e desempenho das lojas parceiras. Isso permitirá que cada vez mais eles tenham menos trabalho, maximizando resultados de maneira inteligente e prestando serviços cada vez mais personalizados.
“Nós almejamos nos tornar uma startup unicórnio do mercado pet e, para isso, adotaremos estratégias para melhorar cada vez mais a experiência do usuário, além de massificar a área de atuação dentro das cidades e estados onde já atuamos, acelerando a captação de clientes, principalmente no B2B, e entregando algo que ninguém faz hoje”, completa Jean.