A XP Inc. enfrentou desafios na otimização de seus processos internos e viu a implementação do Copilot da Microsoft 365 como uma oportunidade para transformar a produtividade e a acessibilidade no ambiente de trabalho. O objetivo era automatizar tarefas, melhorar a eficiência e promover maior inclusão.
A corretora foi uma das primeiras 10 empresas brasileiras a adotar o Copilot para Microsoft 365 no país. Com sua cultura disruptiva e já familiarizada com a plataforma Microsoft, a empresa se esforçou no lançamento da ferramenta uma oportunidade de inovar, ao mesmo tempo em que poderia aumentar a produtividade com soluções inéditas.
De acordo com Adriano Espósito, executivo de TI e líder em Arquitetura Corporativa e Plataformas de Engenharia na XP Inc., “A adoção inicial levou entre três e quatro meses, durante os quais a XP estruturou e distribuiu as licenças, além de realizar workshops e mentorias com o apoio da Microsoft”.
Durante o processo, a XP Inc. implantou um treinamento intensivo focado na adaptação dos colaboradores às novas ajudas, ajudando-os a entender as possibilidades e as vantagens que a tecnologia traria, além de alinhar as expectativas para os diferentes casos de uso. Essas questões iniciais foram superadas por meio de uma abordagem estruturada e com o forte suporte da Microsoft.
Após a adoção da IA generativa, a equipe da XP Inc., com o apoio da Avanade, parceira especialista em tecnologia Microsoft, liderou o projeto de expansão do Copilot. Essa iniciativa resultou na identificação de diversos casos de uso em mais de 10% das áreas de negócios, com ganhos de produtividade mensurados, impulsionando ainda mais o uso da ferramenta na organização.
Entre as 9 mil horas de economia geradas pela adoção do Copilot em atividades como reuniões, criação de atas, entre outras, destaca-se o uso por parte do tempo de auditorias internas, que experimentou um aumento de 30% na eficiência, resultando em significativamente economia de tempo. Anteriormente, o processo de reunião de informações e análise era feito manualmente, exigindo bastante tempo. Com o Copiloto, essa tarefa se tornou muito mais ágil.
Outro destaque notado pelos usuários foi o uso do Copilot em reuniões no Microsoft Teams, seja para acompanhar os tópicos discutidos, tomar notas ou aumentar o aproveitamento do conteúdo. Essa aplicação trouxe mais produtividade e facilitou a organização das informações geradas durante as reuniões.
*Com informações da Microsoft News