A XP Investimentos rebaixou a recomendação das ações da Ambev (ABEV3) de “compra” para “neutra”. Com as ações acumulando uma queda de cerca de 19% e considerando o cenário econômico atual, a corretora reavaliou suas estimativas para a companhia.
Segundo os analistas Leonardo Alencar, Pedro Fonseca e Samuel Isaak da XP, o aumento dos preços das commodities deve interromper o desempenho operacional positivo da Ambev, principalmente no Brasil.
Apesar do otimismo entre os investidores sobre o desempenho operacional da Ambev no Brasil, os analistas da XP afirmam que os preços dos principais insumos da empresa atualmente superam os níveis de 2023. “Isso sugere que o CPV/hl provavelmente aumentará em 2025, interrompendo o processo de recuperação da margem”, destacaram.
Além disso, o fraco momentum do setor levou a XP a reduzir as estimativas de volume da Ambev. No início do ano, o setor apresentava um desempenho promissor, aumentando o otimismo do mercado em relação à dinâmica de curto prazo.
No entanto, os últimos dois meses mostraram fraqueza, e a análise de regressão dos analistas indica riscos de queda para o restante do ano. Isso provavelmente limitará a alavancagem operacional da Ambev. Por fim, a XP ressaltou a baixa visibilidade dos lucros operacionais e a redução dos ventos favoráveis nos resultados financeiros da companhia.