Outubro é o mês mundialmente conhecido pela campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, e, ao longo dos anos, empresas de diferentes setores têm se juntado ao movimento conhecido como Outubro Rosa. Essa é uma oportunidade para as organizações não apenas promoverem ações de conscientização interna e externa, mas também demonstrarem seu compromisso com o bem-estar e a saúde da comunidade e dos colaboradores.
Ao aderir ao Outubro Rosa, as empresas reforçam seu posicionamento positivo perante o público, agregando valor à marca e evidenciando um compromisso com causas relevantes para a comunidade. Em um contexto em que consumidores valorizam cada vez mais marcas socialmente responsáveis, apoiar campanhas como o Outubro Rosa mostra empatia e fortalece a conexão da empresa com seu público.
A GT7, unidade de negócios do Grupo TODOS Internacional, e a Agência Gotcha, por exemplo, optaram por realizar o Dia Rosa da Conscientização, no dia 16 de outubro. O dia teve uma roda de conversa mediada por Damaris Dias, gerente de Pessoas e Cultura da Gotcha e GT7, e contou com a participação da psicóloga Solange Prado e de Ellen Vieira, que, aos 26 anos, foi diagnosticada com câncer de mama, para compartilhar sua inspiradora história de superação com os colaboradores.
“A empresa decidiu seguir com essa campanha porque acreditamos que é fundamental abordar o câncer de mama e o autocuidado, especialmente durante o Outubro Rosa, quando o tema ganha tanta visibilidade. A vivência de quem já enfrentou a doença é extremamente valiosa e pode inspirar outras mulheres a se cuidarem melhor e se sentirem mais seguras.”, explica Adellyn Martins, auxiliar de pessoas & cultura da GT7 e da Gotcha.
Damaris Dias contou como foi o impacto da ação entre a equipe: “Aprendemos não só sobre a importância do apoio emocional, mas também como podemos fazer a diferença na vida de alguém que enfrenta essa luta. A roda de conversa foi um espaço incrível, e, ao final, muitas de nós saíram mais motivadas a cuidar de si mesmas e a estarem atentas à própria saúde.”
Além de ações como rodas de conversa, as empresas podem optar entre uma gama variadas de opções para engajar seus colaboradores em campanhas parecidas. O Estúdio Leve Pilates, por exemplo, decidiu seguir a linha de arrecadação de itens de higiene feminina ao hospital Erasto Gaertner, referência em tratamento oncológico.
Durante o mês de outubro, clientes, funcionários e a comunidade local se mobilizaram para contribuir com doações, resultando em uma expressiva quantidade de itens essenciais. As doações incluem absorventes, sabonetes, cremes dentais e outros produtos de higiene pessoal, todos destinados a apoiar pacientes em tratamento contra o câncer.
“Estamos extremamente orgulhosos e gratos pelo engajamento de todos. A campanha Outubro Rosa é uma causa que toca a todos nós profundamente, e poder contribuir de forma significativa é motivo de grande alegria,” comenta Carolina Lemes, proprietária do estúdio. As doações serão entregues oficialmente ao Hospital Erasto Gaertner no dia 04 de novembro.
Conscientizando sobre o câncer de mama
A conscientização sobre o câncer de mama é essencial para salvar vidas, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Apoiar o Outubro Rosa não é apenas vestir a cor, mas agir e sensibilizar, por meio da difusão da importância do autocuidado.