No mercado financeiro, reputação e reconhecimento de marca são ativos valiosos. Diante de uma robusta estratégia de negócios, a B3 — a bolsa do Brasil e uma das principais provedoras de produtos e serviços para o setor — estruturou uma estratégia de posicionamento no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo e principal plataforma de publicidade B2B. A companhia lançou uma campanha de Thought Leadership com o objetivo de engajar audiências por meio da presença digital de suas lideranças.
A estratégia de conteúdo, desenhada para reforçar o reconhecimento de marca em segmentos além do core business da empresa, gerou 9,7 milhões de impressões, 53 mil cliques, 20 mil interações públicas e impulsionou o crescimento dos perfis de liderança da B3 no LinkedIn, que ganharam cerca de 6 mil novos seguidores. O conteúdo promovido foi 80% mais rentável e melhorou a eficiência de CPM (custo por mil impressões) em 70%.
A campanha de marketing, realizada ao longo de cinco meses, contou com mais de 100 posts autorais de 50 executivos(as) da empresa, incluindo Nilton Neves, diretor de Customer Centricity, Fabio Zenaro, diretor de Produtos de Balcão e Novos Negócios, e Marielle Brugnari, head de Produtos de Commodities. As publicações abordaram temas estratégicos como renda variável, renda fixa, ESG, tecnologia, educação financeira e marca empregadora, impulsionados por Thought Leader Ads, uma solução do LinkedIn que permite às marcas promoverem publicações de qualquer membro da rede, amplificando o alcance do conteúdo e fortalecendo a credibilidade da marca.
“A estratégia de Thought Leadership no LinkedIn foi fundamental para fortalecer nossa reputação e posicionar nossas lideranças de forma estratégica em um cenário competitivo. Ao incentivarmos nossas lideranças a compartilharem conhecimento na plataforma, fortalecemos a estratégia de negócios da companhia, garantindo que o valor da B3 seja percebido não apenas por ser uma marca forte, mas também por oferecer um portfólio amplo de soluções e produtos que vão além do mercado de ações”, afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3.
“Pessoas confiam em pessoas, e isso é essencial para construir uma estratégia de Thought Leadership sólida no LinkedIn. Ao amplificar as vozes executivas, a B3 humanizou sua marca e fortaleceu sua credibilidade entre tomadores de decisão. No LinkedIn, nossa missão é ajudar empresas a crescerem por meio de conteúdo autêntico e relevante — e o formato Thought Leader Ads contribui com esse objetivo, gerando uma taxa de cliques (CTR) 2,3 vezes maior do que anúncios com imagem única. A campanha da B3 mostra o real potencial da liderança como ativo de marketing e reputação”, afirma Ana Moises, diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn na América Latina.
A estratégia também impactou diretamente o Content Marketing Score (CMS) da B3 — índice proprietário do LinkedIn que mede o alcance, frequência e engajamento de conteúdo orgânico e pago. O CMS da B3 subiu de 1,8 no início da campanha para 7,6 ao final, posicionando a empresa entre as líderes do setor em performance digital.
Em comparação a outros formatos, como vídeos ou imagens estáticas, o conteúdo autoral promovido por executivos(as) foi pelo menos 80% mais rentável e eficaz em gerar cliques e engajamento, evidenciando o verdadeiro potencial da liderança em impulsionar impacto nos ambientes digitais.
“Há anos temos resultados satisfatórios com campanhas no LinkedIn. Com a estratégia de Thought Leadership, conseguimos ampliar nossa presença e engajamento de forma eficiente, fazendo muito mais com menos investimento financeiro. Essa abordagem, totalmente alinhada à estratégia da companhia, nos permite otimizar recursos para fortalecer ainda mais nossa marca e destacar nossas soluções e produtos”, complementa Bruna de Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3.