O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) partiu nesta terça-feira (26) para o Rio de Janeiro, onde desfrutará de um recesso de fim de ano. Prevê-se que o petista retorne a Brasília na próxima semana, em 3 de janeiro.
Lula deixou a residência oficial do Palácio da Alvorada, onde passou o Natal, por volta das 10h30, em direção à Base Aérea de Brasília, de onde seu avião decolou. Ele passará os próximos dias, incluindo o Réveillon, na base naval da Restinga da Marambaia, no litoral fluminense, um local frequentado por presidentes em períodos de descanso.
Além de Lula, outros ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro, já se hospedaram na base naval. Na semana passada, Lula anunciou sua intenção de tirar alguns dias de descanso ao final do primeiro ano do terceiro mandato presidencial, delegando ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a permanência em Brasília até a próxima semana.
Antes da viagem de recesso, Lula compartilhou um almoço, no feriado de Natal, com repatriados da Faixa de Gaza, resgatados pelo governo brasileiro em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Em um pronunciamento na véspera de Natal, Lula fez uma retrospectiva de 2023, destacando a aprovação da reforma tributária e a retomada de programas sociais. Ele também antecipou que 2024 será um ano de “colheita generosa” e reiterou sua crítica ao discurso de ódio no país.
Foto: Marcos Serra Lima/G1