Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

Estudo realizado pela TEx traz dados detalhados sobre variação do seguro auto ao longo de 2023

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o Mercado Segurador com soluções inovadoras, divulgou os números de dezembro de 2023 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o Índice de Preços do Seguro de Automóvel apresentou queda de 12,5% na comparação anual, sendo apenas 0,3 pontos percentuais maior que em dezembro de 2021. Já no último mês de 2023, o índice elevou-se para 5,6%, fechando o ano com uma pequena alta de 1,8% em comparação a novembro do ano passado.

De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, esse leve aumento dos preços já era esperado, após períodos de maiores ajustes. “Normalmente, as seguradoras tendem a convergir nas decisões de precificação, provocando manutenções ou pequenas alterações na taxa nos períodos seguintes, o que acabou ocorrendo no último bimestre do ano”, explica.

O IPSA de dezembro apresentou alta em ambos os gêneros, com destaque para o feminino que aumentou quase 2%. Em média, os homens pagaram 11,5% a mais que as mulheres.

O estado civil também influencia no valor do seguro automóvel. De acordo com o IPSA de dezembro, homens solteiros pagaram em média 7,0% no Seguro de Automóvel, sendo 43% mais caro que mulheres casadas, que pagaram 4,9%“Apesar de, historicamente, o sexo masculino pagar mais caro que o feminino, isso não acontece na comparação entre mulheres solteiras e homens casados, que pagaram 11% a menos que elas”.

Sair da versão mobile